terça-feira, março 10, 2009

Faça sua parte e ajude a manter a história do miniaturismo no Brasil viva!

Olá a todos os Minimaníacos que estão sempre prestigiando nosso blog, mandando comentários, elogios e sugestões!

A maioria dos miniaturistas conhece o Atelier Pépp & Orson que fica na região do Brooklin, em São Paulo, local onde acontece anualmente a FEBRAMINI entre outros eventos em torno do miniaturismo, arte alternativa emergente no Brasil.

Para os que já tiveram a oportunidade de conhecer o local, sabem da genuína paixão dos proprietários do Atelier pelas miniaturas não apenas como forma de artesanato mas como forma de expressão artística legítima.

No Atelier, entre peças de mobiliário antigo e decoração impecável, estão expostas miniaturas - criadas pelos artistas durante boa parte de suas vidas dedicadas ao trabalho de reproduzir em escala - que retraram períodos importantes da história da arquitetura e da decoração.

Destaque para os trabalhos com referência à arte Colonial, período de rara beleza e de mesclas que resultam em um estilo puramente brasileiro.


Quem ainda não conhece o Atelier, pode perder a oportunidade de fazê-lo pois o decreto nº 54.069 de 27 de fevereiro de 2009, assinado pelo Vice-Governador Alberto Goldman, em exercício no cargo de Governador do Estado de São Paulo, declara de utilidade pública a fim de desapropriação para implantação da Linha 5 - Lilás do Metrô de São Paulo, assim se daria a demolição da casa que abriga o Atelier Pépp & Orson!

A notícia é um grande choque para todos os miniaturistas e amantes das artes em geral, pois a desabrigação de um acervo cultural deste porte é lamentável!
É claro que a implantação de uma nova linha do Metrô é um bem maior que visa atender os interesses de milhares de cidadãos e seu bem-estar, direito inegável ao qual jamais seria capaz de criar oposição, porém, sugeriríamos que o Atelier pudesse ser transformado em um Museu e integrado ao projeto da Estação do Metrô.
Esta idéia não apenas embelezaria parte da malha de transportes da cidade como levaria a arte para mais perto das populações que se utilizam do Metrô. O Atelier Pépp & Orson é parte do patrimônio cultural da cidade de São Paulo e é parte de sua história.
Se você pensa como nós e quer se juntar a este protesto, mande sua demonstração de indignação para:
- Metrô pelo endereço relacoespublicas@metrosp.com.br.
- Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) pelo endereço mailto:condephaat@cultura.
- Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) pelo endereço mailto:cmramos@sp.gov.br
- Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura pelo endereço ffaiola@sp.gov.br
- Ouvidoria da Secretaria de Cultura pelo endereço ouvidoria@cultura. sp.gov.br


Junte-se a nós
Estamos também pedindo a sua participação em um abaixo assinado que ficará a disposição para colher assinaturas até o dia 31 de março , pois assim colheremos o maior numero de assinaturas possíveis .
Apos esta data eu estarei entregando em mãos ao Governador de São Paulo José Serra - Secretario Estadual de Transportes Metropolitanos Josè Luis Portella - Presidente do METRO/SP José Jorge Fagali - Secretario Estadual da Cultura João Sayad o abaixo assinado junto com a nossa petição.

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/3977

Faça sua parte e ajude a manter a história do miniaturismo no Brasil viva!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Meu livro de cabeçeira:

Caros comentaristas:
De modo a nos poupar de atritos desnecessários aqui no blog peço aos colegas que, em suas mensagens, evitem promover inanas, coarctadas, inarmonias, agastamentos, chaças, debates inócuos, embates, embrulhadas, rabulices, encamisadas, ofensas, escaramuças, escarapelas, caceteiras, picuinhas, badernas, lides, quebra-paus, quebra-quebras, pleitos descabidos, quelelês, efervecências, questões de lana caprina, infestações, refregas, bafôs, pegas-pra-capar, pegadilhas, pegas, algazarras, pugilatos, pugnacidades, pugnas, logomaquias, peguilhas, pegulhos, brigas, quiproquós, triscas, quizilas, beiçoladas, galanas, vale-tudos, pelejas, bulhas, ralhos, beligerâncias, colisões, rolos, polêmicas idiotas, timacas, demandas, desordem, combates, gambérrias, armistrondos, remoques, campanhas insípidas, pampeiros, competências, tumultos, pancadarias, rancores, tendepás, muvucas, pendências, conflitos, confrontos, zangas, bangue-bangues, zanguizarras, tinido de armas, contendas, contenções, controvérsias destrutivas, renzilhas, choldaboldras, tropelias, oposições, provocações infundadas, sopapos, esparrames, pipocas, repontões, requestas, sarabandas, barafundas, arranca-rabos, arranca-tocos, arrancadas, arregaços, arreigações, arrepelamentos de barbas, arrepelações, porfias, jiribandas, jerimbambas, turmbambas, mirongas, sororós, barracos, porradarias, turras, derriças, certames, morticínios, arruaças, arruídos, desandas, desavenças, disceptações, discussões violentas, desfrontações, rusgas, cismas, resmungações, rosnaduras, desordens, testilhas, destruições do patrimônio público ou privado, assuadas, batalhas sangrentas, lutas desiguais, rotas, altercações, heteromaquias, retesias, estrupadas, retruques, litígios duros, afuleimações, prélios, frumentações, cruzadas, rivalidades inúteis, cavilações, reviretes, vuvus, rixas, contendas, mexeriquices, fuzilarias, bochicos e liças de qualquer espécie.
Grata
Cristina Freitas